• Karoline Meyer

Um mergulho inédito na Chapada dos Veadeiros

Atualizado: Out 12



De forma inédita o “freediving” chegou na Chapada dos Veadeiros...


A idéia surgiu da parceria entre duas amantes das águas, Ana Fernandes Gomide(@mergulhenachapada) Turismóloga e Professora de Educação Física ( CREF 006505-G/GO ), e Karol Meyer (@karolmeyeroficial), 8x Recordista Mundial de Mergulho, Instrutora de Mergulho para crianças e adultos, palestrante e instrutora de Yoga (CREF 010088 -P/SC).



A primeira etapa da expedição “Mergulhe na Chapada com Karol Meyer” percorreu cachoeiras e poços de Cavalcante, Alto Paraíso e São Jorge, no estado de Goiás, avaliando o potencial da região para implementar, a partir do ano de 2021, cursos e aventuras de mergulho em apneia de forma estruturada e segura.



“As paisagens da Chapada dos Veadeiros já são de perder o folêgo, agora é a hora de descobrirmos as belezas submersas! 
(Karol Meyer)

Aspectos como acessibilidade do local, cor e visibilidade da água, profundidade e extensão dos poços, o tipo de solo submerso, o nível das correntes, potenciais atividades lúdicas em snorkel e apneia foram as principais características avaliadas para a seleção dos locais de aplicação dos cursos e definição de um roteiro exclusivo.


Apesar dos rios e cachoeiras serem os principais destinos procurados pelo turista, boa parte dessa população ainda não experimentou a sensação de um mergulho, sendo o turismo aquático para esse público, algo distante, perigoso e inacessível. Apenas a contemplação externa é mais explorada.


Os cursos servirão para diversos públicos, desde o turista que busca uma atividade extra e exclusiva, ao público que atua na área de turismo, permitindo o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao salvamento aquático e a segurança, agregando qualidade e profissionalismo para a categoria.




A nova atividade também movimentará positivamente aspectos sociais e econômicos para a região, gerando maior demanda de serviços de hospedagem, transporte, alimentação, lazer e profissionalização.


O roteiro percorreu belíssimos pontos:

- Poço dos Buritis e Rio São Bartolomeu;

- Fazenda Veredas: Veredão, Veredinha e Poço Encantado;

- Vale dos Cristais: Poço das Fadas;

- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Poço do Garimpão;

- Poço de Pedras Bonitas/Togim.



A paisagem repleta de animais, cachoeiras e trilhas permite um programa muito rico em atividades.


Todos os locais visitados apresentaram um potencial para a prática do mergulho em apneia para iniciantes, e em alguns pontos, permite a evolução para um nível avançado, bem como pontos para treinamento dos profissionais das áreas de turismo e segurança (guias, salva vidas, bombeiros), com profundidades de -5m até -20metros.


É importante destacar a principal diferença entre snorkel (skin diver) e mergulho em apneia (freediving). Uma das principais diferenças se refere a flutuabilidade, no snorkel você está na maior parte do tempo se deslocando pela superfície, com algumas imersões ainda na faixa considerada positiva, ou seja, você se esforça para descer e sobe com facilidade até a superfície. São geralmente mergulhos de poucos metros. Já o freediving permite mergulhos além desta faixa, com uma maior permanência submerso, no qual nosso corpo passa por maiores pressões pois avançamos na profundidade, o ritmo dos mergulhos é maior e exigem mais do condicionamento mental e físico, entretanto permite uma maior interação com a natureza e momentos únicos submerso.


Além dos pontos mais fundos, as formações de rochas submersas permitem um passeio único através de belos cânions subaquáticos, raízes e outras paisagens que somente vemos em água doce. Outros pontos são verdadeiros oásis no Cerrado, com palmeiras e areia branca.




Há também mergulho com peixes de água doce como pacus, jaús, arraias e pontos nos quais você pode fazer uma flutuação e relaxar com a correnteza.


Na Chapada dos Veadeiros você também mergulha em poços com pedras de cristais... Ah que energia!




Karol Meyer, além de mergulhadora, é ciclista e, sempre que possível, procura unir #apneiaebike e lá na Chapada encontrou mais um local perfeito para isto. Com a parceria da @curupiracicloroteiros de Cristiano Medrado, a atleta pôde percorrer de mountain bike alguns dos percursos que levavam para os pontos de mergulho, além de curtir o visual do alto da Serra do Vão do Rio Claro.



Vale lembrar que estamos em altitude, o Cerrado é belíssimo, mas exige adaptação e cuidados...


Se você quiser aproveitar ao máximo, é melhor investir no condicionamento físico e na saúde em geral. Você pode, inclusive, investir num treinamento de respiração e apneia com Karol Meyer @karolmeyeroficial, antes de ir para lá! https://www.karolmeyer.com.br/product-page/treino-personalizado-à-distância-3-meses



Ana Gomide @mergulhenachapada é moradora de Cavalcante e trabalha como personal trainner para todas as idades, envolvendo atividades como o trekking, corrida, ciclismo, ginástica livre, natação do básico ao avançado e iniciação ao mergulho em apneia.

De outro ponto, na estrada, você avista o maravilhoso Morro da Baleia, um sinal da natureza de que o mergulho livre tem tudo a ver com a Chapada dos Veadeiros!


No próximo ano serão realizados cursos do nível básico ao nível intermediário, além de atividades extras para crianças e para a comunidade local.


Acompanhe as novidades nos canais:

@mergulhenachapada e @karolmeyeroficial.

Integrantes da Equipe:

· Karol Meyer

· Ana Fernandes Gomide

· Tiago Junior da Silva (safety e imagens subaquáticas)

· Augusto Meyer

Participantes Convidados:

Antonio Carlos Pires @antoniopirespediatra

Cristiano Medrado @curupiracicloroteiros

Luiz H. Guimarães Leitão @luiz_henrique_leitao (imagens externas)

Osmar Beserra Alves Dias (imagens externas)



Apoios e agradecimentos


Parceiros:

· @agoturismo.chapada

· @fazenda_barroco

· @gabgbarbosa

· @goiastrekking

· @hybrasilchapadaa

· @levicia_

· Max Restaurante CVC

· Musa Mineral

· @ovaledoscristais

· @pochardfrancois ( Dikumbe)

· Pousada Morro Encantando

· @pousadafazendaveredas

· @pousadavaledasararas

· @sociparquesveadeiros

· @supermercadodeusefiel

Colaboradores:

· @anaguiadocerrado

· @aanogueira

· Antonio Rodrigues Alves Gomide

· @amandinhafefe

· @encantodapizza

· Eliane Aparecida Carvalho

· @fabigomescr

· @gabgbarbosa

· @maria_gomide

· @nataliaxac

· @dnegreti1

· @mari_montanero

· @vilmar.kalunga

Organização do projeto:

Ana Fernandes Gomide








  • Spotify - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle

+55 (48) 99960-2533

FOTOGRAFIA: Tiago J Silva | Zaira Matheus |  Martha Granville  |  Gabriel Rinaldi  |  Dan Burton | Marcos Villas Boas

LOGOTUPIX.png

DESIGN: