top of page
  • Foto do escritorKaroline Meyer

Bonito é Bonitoooo

Karol Meyer - Aventuras e Mergulhos em Bonito – MS


A cidade de Bonito é sem dúvida um dos principais destinos de aventura da América do Sul... Seu carro chefe é a natureza exuberante.

Segue para Bonito, pela terceira vez, desta vez em família, e me impressionei com a qualidade de uma rede bem organizada e estruturada de serviços que permitem passeios maravilhosos, com segurança e diversão.

São tantas atividades interessantes que você precisará de, no mínimo, uns quatro dias na cidade… Também precisará acordar cedo e estar no pique das aventuras, para poder aproveitar ao máximo este paraíso.

Ideal se programar com bastante antecedência, para conseguir reservar exatamente aquelas atividades que mais te interessam, sendo possível uma consulta antecipada à agência Ygarapé Tour, pioneira na região, para definir um roteiro ideal e exclusivo, dentre mergulhos scuba, apneia, flutuação, rapel, treking, cavalgadas, passeios de triciclo, tirolesas, bóia-cross, passeios de bote, kayak, sup, ou simplesmente relaxar num dos parques/reservas ecológicas, super completos, tendo disponível muitas destas atividades, como no Eco Park Porto da Ilha.

As crianças são muito bem vindas em Bonito! A idade ideal para aproveitar os passeios é de entre 5 à 7anos e normalmente o valor dos vouchers para elas é mínimo. Você não precisa levar nenhum equipamento, pois os passeios já incluem o material necessário.


O roteiro da trip incluía flutuação no Rio Sucuri, conhecido por ser um dos rios de águas mais claras do mundo, passeio e mergulhos na Cachoeiras das Serra da Bodoquenha, Abismo de Anhumas, Nascente do aquário natural da Reserva Ecológica Baia Bonita.

À noite um passeio ótimo é seguir para o aquário municipal e visitar o Projeto Jibóia, ambos os locais possuem palestra/apresentação que tornam a visita ainda mais rica e proveitosa. Não sobra muito tempo para descansar, como as atividades são prolongadas e normalmente incluem almoço e translado, o café da manha é servido a partir das 6horas no hotel Marruá, retornando somente para um final de tarde na beira da piscina. 

Para quem gosta de uma pitada maior de emoção, não poderá deixar de ir ao Abismo Anhumas...

O abismo é ainda mais interessante porque, além da caverna, você poderá fazer flutuação, mergulho scuba ou apneia nas águas cristalinas, rodeando os imensos cones de calcário submersos, de até 20metros de altura.  A Bonito Scuba, empresa pioneira na região, engajada no ecoturismo sustentável, faz uma excelente mergulho scuba guiado, a até -18metros para mergulhadores certificados, imperdível.

O abismo é uma caverna a 23 km do centro da cidade que foi descoberta há 50 anos e desde 1999 está mapeada e aberta para a visitação guiada. Os visitantes se preparam um dia antes na escola Abismo Anhumas, na qual realizam um treinamento inicial de rapel, se familiarizando com os equipamentos e adquirindo maior confiança e segurança para o dia oficial da aventura, na qual irá encarar uma descida vertical de 72metros até chegar ao deck flutuante. Durante a descida, faça uma pausa para observar o visual do "salão" lá de cima, para mim é um dos mais belos, compondo com a luz, a água cristalina e os cones lá no fundo.


Se você gosta de atividades físicas, finalizará o passeio com uma super subida em rapel! Ou caso não esteja seguro de sua capacidade, poderá optar por uma subida alternativa, na qual você será içado para a superfície. Mas não deixe de ir por isto!

No dia do mergulho todo o seu material é levado dentro de uma grande sacola lá para baixo. Atenção: não poderá descer com celular na mão, mas poderá colocar uma gopro no peito ou na cabeça. Mas poderá enviar seu celular dentro da mochila que seguirá lá para baixo.


Muito importante se lembrar de levar lanche, suco, água, frutas, pois o passeio é longo. A diferença de temperatura lá dentro da caverna, assim como após os mergulhos na água fria (15 a 18C), exigirá um casaco para aquecer. Recomendo também uma bermuda jeans por cima de uma calça de malha para que a cadeirinha do rapel não machuque sua pele e fique bem posicionada.

A melhor época para visitar, em se tratando de luz natural na caverna, é no verão.  Para imagens subaquáticas, devido à especificidade do local, a escola de mergulho providencia o serviço de imagens sub. Caso você queira levar uma lembrança linda deste momento, poderá checar as imagens e comprar posteriormente.

Já no inverno, você terá as águas absurdamente cristalinas para os seus mergulhos. Enfim, o ano inteiro o que não faltarão são aventuras para você em Bonito! 

Mergulhe nas imagens Karol Meyer em Bonito.


Fotos subaquáticas: Tiago Junior da Silva/ Edson Satto

Parceiros da trip e atividades de mergulho e aventura:

@ygarapetour @bonitoscuba @hotelmarruá @vanzellatransportes


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page