top of page
  • Foto do escritorKaroline Meyer

Um mergulho com o maior tubarão do planeta!


Os ‘tubarões baleia’, apesar do nome, não são mamíferos, são peixes, os maiores tubarões do planeta! Conhecidos como criaturas solitárias, raramente são vistos em grupo.


Vivem em águas quentes da linha do Equador e do Caribe Mexicano, numa área entre Cancun, Isla Mujeres e Holbox, um dos locais mais privilegiadas do mundo para sua observação.

Foi para lá que segui, em parceria com a Cancunclass e Ecocolors Tours, e pude realizar o sonho de mergulhar em apneia com estes gigantes de até 20metros e 12 toneladas, mas extremamente dóceis.Tubarões que podem viver até 150 anos. 

O período em que se encontram nesta região, e no qual é permitido mergulhar, vai de maio até setembro, no qual estimam que mais de 1.400 tubarões cruzem a região.

Não são predadores vorazes, adoram água quente e se alimentam basicamente de plânctons através de sucção e filtro, por isto passam longos períodos na superfície do mar enquanto se alimentam.

No caminho do hotel para a marina, ponto de partida, vamos recebendo todas as instruções necessárias através de guias altamente qualificados. 

A embarcação segue com no máximo dez pessoas, separadas em grupos, para caírem na água de forma ordenada. A aventura começa cedo e é preciso ter sorte também! 

Os tubarões não gostam de tempo chuvoso, quanto mais sol, mais alimento para eles…

Também não é garantido que você conseguirá vê-los, é preciso navegar para águas oceânicas e rodar bastante.

Como a viagem de barco é longa, aproximadamente 20 milhas ou mais, temos um tempo de navegação considerável, então é bom se prevenir contra sol e enjôos.

Os barcos se comunicam tentando agilizar a observação e também distribuir os grupos.

Quando finalmente os avistamos, foi uma euforia só! Você precisa estar pronto para cair na água, a lancha tenta te colocar na melhor posição possível, mas você precisa ser ágil.

A primeira visão debaixo da água é quase inacreditável, seu formato e cor contrastam com o azul do mar e com os raios do sol. É difícil acreditar que enfim estou ao seu lado.

E lá vem ele… de início parece até tranquilo acompanhá-lo, mas pela imensa cauda, o nado exige de nós, pequenos seres humanos, uma grande maestria para batermos as pernas e conseguirmos permanecer ao seu lado. 

Imaginem só em apnéia, ou mesmo filmando, como meu marido Tiago fez o tempo todo. 

Ainda bem que os treinamentos de mountain bike serviram para o mergulho. Há regras de segurança e proteção destes animais, dentre elas não se pode tocar, nem nadar em frente ou na parte traseira, sempre na lateral e no máximo há 3 metros de distância.

Cada grupo reveza os mergulhos, entretanto, entre um mergulho e outro com os tubarões, é preciso estar atento, pois em águas oceânicas você acaba vendo mais seres marinhos do que imagina. 

Foi o que aconteceu conosco, várias arraias mantas enormes ficaram circulando na área e caímos na água para curtir com elas.

No retorno para Cancun, uma pausa para um almoço a bordo do barco com ceviche e sanduíches na Ilha Mujeres. Entre os mergulhos ainda teve muita aventura fora da água nos parques fantásticos temáticos: Ventura, Rio Secreto, Selvática, Musa.

O México é fabuloso, espero retornar para mais mergulhos de aventura por la!


Treine apneia para estar preparado para suas aventuras! https://www.karolmeyer.com.br/product-page/treino-personalizado-à-distância-3-meses


Assista ao video do encontro com Tubarão Baleia https://www.youtube.com/watch?v=dClUlP839ag&feature=emb_title


[Fotos: Tiago J Silva]



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page