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  • Foto do escritorKaroline Meyer

Os benefícios do mergulho livre para sua saúde!


Você conhece os benefícios do mergulho livre para a saúde do seu corpo e da sua mente?

Aqui estão 10 maneiras que mostram como o mergulho livre pode ser benéfico para a sua saúde.

1. Diminui a ansiedade e o estresse.

Muito parecido com o Yoga, concentrar-se em diminuir a frequência cardíaca e prender a respiração resulta em níveis mais baixos de estresse e ansiedade. Esses níveis reduzidos de estresse duram mesmo quando você está fora da água e não está praticando mergulho livre.

2. Aumenta a autoconfiança.

O mergulho livre também aumenta a autoconfiança. Freedivers têm uma crença significativamente maior no locus de controle interno. Isso significa que eles acreditam que têm mais controle sobre os eventos em suas próprias vidas. Claramente, mergulhar profundamente debaixo d'água com uma única respiração é um grande reforço de confiança para o resto de sua vida!

3. Melhora o gerenciamento de oxigênio no sangue.

Quanto mais você pratica o mergulho livre, melhor seu corpo se torna no uso eficiente do oxigênio. Quando você submerge por um longo período de tempo, seu corpo entra no reflexo de mergulho dos mamíferos. Este é um fenômeno natural em todos os mamíferos, onde o corpo otimiza a respiração, diminui a frequência cardíaca e redireciona o oxigênio para os órgãos vitais. Esse reflexo também faz com que o baço libere glóbulos vermelhos extras no corpo.

4. As pessoas que praticam muito treinamento de mergulho profundo têm composição sanguínea semelhante àquelas que vivem em grandes altitudes.

Seus corpos se adaptam ao ambiente hostil e se tornam mais eficientes no uso de oxigênio.

5. Limpa sua mente.

Semelhante a uma forma de meditação, o mergulho livre requer um foco extremo em uma coisa de cada vez. Ao mergulhar, todas as suas distrações diárias desaparecem enquanto você se concentra intensamente no mergulho. A falta de som e outras diversões sensoriais realmente apresentam um ambiente único para limpar seu espaço de cabeça de quaisquer outras preocupações.

6. Aumenta a habilidade em outros esportes aquáticos

Seja surfando, mergulhando, nadando ou andando de caiaque, o mergulho livre o ensinará a manter a calma na água e a não entrar em pânico se você se deparar com uma situação difícil. Ser capaz de prender a respiração por um longo período de tempo é uma habilidade útil para qualquer esporte aquático e um dia pode significar a diferença entre a vida e a morte.

7. Aumenta a flexibilidade.

A respiração profunda necessária para o mergulho livre requer boa flexibilidade na região torácica (da base do pescoço ao abdômen). Na verdade, quanto mais flexível for sua região torácica, mais você será capaz de inspirar com uma respiração máxima. Por causa disso, o treinamento de mergulho livre se concentra em aumentar a flexibilidade nas costas e no pescoço. Outra área de foco de treinamento são os exercícios respiratórios que se concentram na expansão do diafragma.

8. Bom para articulações.

Quando você está debaixo d'água, a pressão hidrostática é exercida sobre todo o corpo devido ao peso da água. Isso significa que o inchaço nas articulações é reduzido, de modo que as pessoas com articulações inchadas devido a lesões ou artrite geralmente conseguem se exercitar sem dor debaixo d'água.

9. Aumenta os neurotransmissores do bem-estar.

Adrenalina, noradrenalina e dopamina são muito elevadas durante e após o mergulho livre. Os níveis aumentados de neurotransmissores em freedivers são responsáveis ​​pelo aumento da função dos glóbulos vermelhos que os freedivers exigem.

10. Melhor composição corporal.

Um físico melhorado é outro dos benefícios do mergulho livre para a saúde. Não há dúvida de que o mergulho livre é uma ótima maneira de entrar em forma. Tudo o que você precisa fazer é dar uma olhada nos incríveis físicos de mergulhadores como nosso próprio JP, instrutor de mergulho livre no Big Blue Freediving. Muito parecido com o exercício pesado, o mergulho livre é uma forma de 'bom stress' para o corpo. Isso significa gera somente o stress suficiente para produzir benefícios positivos quando repetido a longo prazo.



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