top of page
  • Foto do escritorKaroline Meyer

Doses de adrenalina para a saúde


A adrenalina é um hormônio neurotransmissor que prepara o nosso corpo para as mais diferentes situações de estresse ou risco e ativa o nosso corpo, estimulando o coração, a sentir aquela sensação de satisfação e de êxito, quando atingimos algo inesperado. Este hormônio é liberado produzido por glândulas que ficam um pouco acima dos rins e é liberado na corrente sanguínea.


Sempre que estamos prestes a fazer algo desafiador e enfrentar um medo, é comum sentir aquela sensação do coração batendo mais rápido, mãos e pernas suando e uma euforia indescritível que domina o corpo... Essa sensação é a adrenalina, que toma conta quando você enfrenta um medo, pratica exercícios, faz alguma atividade radical, está atraído por alguém ou até mesmo quando está em uma situação de perigo.


Quando praticamos alguma atividade, que não faz parte da nossa rotina comum, nosso corpo entende que estamos em uma situação de risco. Neste momento, ele reage e as pupilas ficam dilatadas, o coração dispara, você respira mais rápido, seus músculos ficam mais tensos e a transpiração aumenta.


Ao praticarmos esportes radicais (seguindo normas de segurança) tais sensações acabam agindo em nosso corpo como um estímulo natural que é muito relacionado ao prazer e com benefícios para a saúde.

Além da sensação de euforia e excitação, o sangue quente que corre nas veias e chega rapidamente ao cérebro e ao coração também contribui para que você realize os seus objetivos.


Expor-se à pequenos desafios diários geram doses equilibradas de adrenalina, adaptação aos fatores estressantes do dia a dia e, inclusive, o aumento da imunidade, da confiança e da autoestima são pontos positivos de quem sente a adrenalina.

Isso dá cada vez mais forças para não desistir, confiar em si mesmo e entregar o seu melhor, seja qual for o ambiente ou situação.


O teu cérebro entende que você está em uma situação de risco e pode precisar de um “plano b” a qualquer momento, o raciocínio fica mais rápido, a cognição se desenvolve melhor, você fica mais atento e tem ainda mais energia para liberar!


Mas é preciso tomar cuidado com o que muitas pesquisas comprovam, que o estresse crônico é extremamente prejudicial para a saúde.

Destaquei a palavra "crônico" porque nossa respiração é o carro chefe para nosso estado físico e mental equilibrado e, se respirarmos de forma errada, estaremos 24hs por dia neste stress crônico, ativando o lado simpático do sistema nervoso, perdendo dióxido de carbono, gerando vasoconstrição e entregando de forma deficiente o oxigênio para todas as nossas células!


Uma pessoa que vive estressada e respirando mal, vive no modo de "fuga"!

Atingimos nossa saúde através da capacidade de alternância de estados mentais, de forma consciente.

Técnicas respiratórias e doses de adrenalina podem virar esse quadro e afastar a fadiga, melhorar as condições do seu coração e do seu pulmão.


Quer um pacote perfeito?



Faça o Curso Fôlego Online e agende já um curso presencial de Mergulho Livre com Karol Meyer.


Curtiu? Tem mais...


Para sua Empresa recuperar o fôlego Palestra e workshop Fôlego nas Empresas.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page