top of page
  • Foto do escritorKaroline Meyer

Freediving - Respiração e Apneia

O equilíbrio perfeito do bem estar acima e abaixo da linha da água


O mundo da apneia vem incrementando os serviços e a clientela dos Dive Centers/escolas de mergulho.


Não é à toa... Iniciar no mergulho através da apneia traz benefícios para o mergulhador que se estenderão, inclusive, para o seu dia a dia.


Saiba o porquê disto neste artigo.


Você já percebeu que para praticar o mergulho, estar fisicamente e mentalmente preparado é também um grande aliado para a nossa segurança na água?

Assim podemos encarar com domínio situações difíceis, seja uma corrente submarina, um problema no equipamento, evitando um acidente.


Passamos a prestar atenção na respiração, na alimentação, buscamos por equipamentos de qualidade, por cursos de aprimoramento, conquistamos novos amigos e passamos a planejar aquelas viagens maravilhosas. Um mundo novo se abre, com experiências intensas, que desejamos vivenciar.


Uma das etapas que enfatizo nos cursos Freediving Padi é o momento em que praticamos a respiração, a necessidade de uma preparação ventilatória adequada que antecede ao mergulho. Isto faz com que o curso de apneia abra as portas para que o mergulhador perceba uma grande sensação de bem estar desde o primeiro dia, no qual trabalhamos alongamentos, respiração, relaxamento, para somente após isto seguirmos para a piscina e para o checkout em águas abertas que irão potencializar as boas sensações com o contato da água.



No mergulho scuba também há uma grande importância do domínio da respiração pois isto trará economia de ar, ajuste da flutuabilidade, domínio do equipamento e procedimentos e maior segurança.


Outra área na qual a apneia e a respiração são essenciais e pouca gente sabe... Nos treinamentos militares, TAF’s Testes semestrais de aptidão física, cursos e concursos na área de segurança e forças auxiliares.


É paradoxal, mas para fazermos uma boa apneia é preciso respirar bem. E é esta conexão que torna a apneia fascinante. Na verdade a apneia é uma das etapas de respiração, no Yoga diversas práticas conduzem para o domínio da suspensão da ventilação, que é exatamente o mesmo, uma apneia.


Controlar a respiração é, comprovadamente, reestabelecer o equilíbrio de nosso sistema nervoso autônomo, beneficiando todo nossos órgãos, não somente através de uma otimização da oxigenação, mas através da regulação de hormônios e até mesmo do sono.



Muita gente busca aventura mas se esquece de que precisa de um mínimo de treinamento para encarar uma diversão.

É comum vermos pessoas, que decidem praticar um esporte, atentarem primeiramente para o treinamento cardiovascular e dos músculos especificamente utilizados no seu esporte, na alimentação, na hidratação, tudo estrategicamente estudado e aplicado... Mas normalmente se esquecem de seus pulmões.


E os nossos pulmões no mergulho livre, se equiparam ao joelho do jogador de futebol!


Nesta linha, as escolas de mergulho passam a ter uma gama de novos produtos para aqueles que buscam o mundo do mergulho, que é oferecer muito mais do que uma aventura, é oferecer um estilo de vida que preza pela saúde e bem estar, agregando ainda mais valor ao mergulho.


Felizmente a apneia, há tempos, deixou de ser uma atividade para quem deseja se arriscar, ou simplesmente para quem deseja se desafiar.




O mundo da apneia envolve os cursos PADI Freediving em 4 níveis:


Uma excelente notícia foi a redução da idade mínima do PADI Freediver para 12 anos, permitindo que grupos familiares realizem o curso. Além do contato com a natureza, a oportunidade de partilhar momentos únicos juntos se torna um convite irresistível para o mergulho livre.




Também temos o PADI Mermaid (Sereia) em 3 níveis: do Basic ao Advanced.


A sugestão, para os mergulhadores, bem como para as escolas de mergulho interessadas na apneia é incrementar o calendário anual com atividades que não se interrompam no inverno, servindo de incentivo na manutenção do treinamento, para uma viagem, uma nova aventura e sobretudo cuidando da saúde.


Desta forma, mantemos atividades no inverno, que exigem somente ambiente confinado (sala e piscina), tais como:


· Elearning PADI Freediving, como Revisão de Conhecimentos,

· Discovery Freediving,

· Curso PADI Basic Freediver

· PADI Mermaid,

· Curso de primeiros socorros para preparar os futuros alunos interessados nos demais níveis (O curso PADI Advanced Freediver já exige esta qualificação).


Vale lembrar que algumas regiões permitem ótimos mergulhos exatamente no inverno, época das secas ou outras situações climáticas por isto acabamos tendo pontos de mergulho o ano todo se nos programarmos e considerarmos opções de viagens para estes locais. O freediving pode ser praticado no mar, lagos, lagoas, represas.



Ainda na linha do bem estar e condicionamento, possuo cursos extras de inverno e treinamentos que podem ser oferecidos, focados exclusivamente na respiração, como o Oxygen Advantage, Apneia & Bike e o curso Online Folego.


· Apneia & Bike (Palestra/ Workshop ou treinamento à distância) https://www.karolmeyer.com.br/product-page/treinamento-de-respiração-e-apneia-para-ciclistas-2

· Treinamento personalizado à distância (em planilha e encontro periódico via whatsapp) indicado para quem quer evoluir ou se preparar para os cursos de mergulho (nesta opção o Dive Center/Escola pode oferecer o espaço e a supervisão do aluno na água)


Os Dive Centers/Escolas que possuem Instrutores habilitados como PADI Freediver Instrutor saem na frente...

É possível planejar a formação deste profissional juntamente com a oferta e evolução dos cursos no estabelecimento.


Há três caminhos para a formação profissional:


· Para freedivers experientes que ganham habilidades de ensino, participando de um Curso PADI Freediver Instructor Training.


Requisitos: Curso de Formação de Instrutor PADI Freediver, você deve ter pelo menos 18 anos de idade, ter uma certificação PADI Master Freediver (ou certificação qualificadora equivalente), ser um instrutor de Emergency First Response atualizado (ou qualificação CPR/ Instrutor First Aid) e apresentar um atestado médico assinado por um médico dentro de 12 meses.


· Para quem já é instrutor freediver e deseja aderir à organização PADI, participando de uma Orientação para Instrutor PADI Freediver.


· Para quem já é Instrutor PADI Open Water Scuba (ou classificação superior), que também são freedivers experientes e têm uma certificação PADI Advanced Freediver podem aplicar diretamente para a classificação através da apresentação de um Aplicação de Instrutor PADI Freediver em sua Sede Regional da PADI.


O momento pós Covid gerou uma nova visão do momento presente, uma busca pelo viver o agora, experimentar ainda mais o mundo lá fora, o contato com a natureza ao invés de atividades que provocam aglomerações.

As pessoas mais do que nunca hoje buscam viver o ambiente ao ar livre!

Este é o perfil que mais encontro nos meus cursos atualmente, famílias, profissionais liberais, empresários, pessoas que depois do confinamento querem recuperar a saúde e, principalmente, perceberam o valor das experiências intensas para a vida e que buscam fugir da pressão do dia a dia.


Explorar o mundo subaquático em apneia é fascinante, pois envolve relaxar, respirar, fazer apneia, dominar a mente, conhecer um mundo novo, com segurança e agregando mais saúde a sua vida. Neste contexto, o papel dos Dive Centers/Escolas de mergulho se ampliou ainda mais, ajudando cada mergulhador a encontrar o equilíbrio perfeito de bem-estar acima e abaixo da linha da água.







209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page