Tio “Canoa”

 

 

Nascido José Claudionor Meyer, foi descoberto em 1969 pelo famoso velocista brasileiro Euclides Jerônimo Ribeiros, na época incubido de formar uma equipe de atletismo (masculino e feminino). A meta do prefeito era colocar a

 

cidade Criciúma em melhor nível esportivo e, principalmente nos Jogos Abertos de Santa Catarina, para poder concorrer à altura, com as melhores selecoes da época que eram Florianópolis, Joinville e Blumenau.

 

Tio Canoa fez  alguns testes em diversas modalidades. Como disciplina principal, foi aconselhou o arremesso do peso.

De fato acertaram na escolha... Entre 1970 e 1975  conquistou  dois Jogos Abertos, em Chapecó e em Tubarão.

 

Em paralelo, sempre participava também no arremesso do disco bem como no Declato prova em que conseguiu várias vezes colocações entre os primeiros.

 

Em nível nacional, participou  do campeonato brasileiro em 1977 no Rio de Janeiro, chegando a oitava posição.

 

Competiu também nos Jogos Universitários e treinou a partir de 1975 no Fluminense e no Vasco da Gama, quando se mudou para o Rio de janeiro.

 

Infelizmente a mãe  já tinha falecido quando iniciou no atletismo. Mas o pai sempre incentivava muito, inclusive foi uma vez para Florianópolis (Jogos Abertos) assistir à  competição de arremesso do peso.


 

 

 

Em 1980 seguiu para a Alemanha, para desenvolver sua profissão como protético dentário, aonde por mais 15 anos praticou o atletismo, na categoria master, acima dos 30 anos de idade, em nível estadual. em competições no sul de

 

Bad Würtenberg, onde conquistou diversos títulos de campeão no arremesso do peso.

 

Para colaborar com a equipe, competia também no arremêsso do disco, salto em distância e às vezes nos 100 metros rasos.

 

Haja fôlego... como se não bastasse, ainda jogava no time amador de futebol o S.V. Markelfingen onde teve muitas alegrias.

 

No seu currículo o destaque em resultados foi para o arremesso de peso, mas o que ele mais gostava era mesmo do Decatlo, uma das provas olímpicas mais difíceis.

 

+55 (48) 99960-2533

FOTOGRAFIA: Tiago J Silva | Zaira Matheus |  Martha Granville  |  Gabriel Rinaldi  |  Dan Burton | Marcos Villas Boas