Dicas da mulher peixe Karol Meyer
Como garantir fôlego na hora da performance
Ventilar é tudo, muito gente só lembra disto quando o corpo não responde mais aos comandos...
Mas é através da respiração adequada que conseguimos acalmar a mente, enviar o aporte adequado de oxigênio para os músculos produzindo maior energia e propiciando uma eficiente limpeza do organismo, evitando/retardando a fadiga, dores de cabeça e rigidez/cãimbras na musculatura.
Busque por exercícios que auxiliam na flexibilidade da caixa toráxica
Ventilação curta e superior(toraxica), má postura e musculatura tensa são três fatores que interferem diretamente na qualidade da nossa respiração durante a prova e, consequentemente, na performance, principalmente nas provas aeróbicas como corridas, ciclismo (estrada, mountain bike).
Atenção no equipamento
Um correto bike fit ajudará muito na postura e mecânica da ventilação.
Para quem faz provas de natação, a proteção isotérmica através de roupas também é muito importante. Se o corpo sentir frio, ele irá consumir maior taxa de oxigênio e numa situação de performance, irá reduzir a oxigenação disponivel para o movimento deslocando um gasto calórico para manter seu corpo aquecido. No caso das roupas, ideal sob medida e com neoprene flexivel como os confeccionados pela Mormaii para o triathlon.
Cuidado com a largada
Estados de ansiedade promovem liberação de adrenalina que, frequentemente acarretam numa hiper ventilação (perda desequilibrada de dióxido de carbono), precipitando contrações musculares em todo o corpo e dificultando a oxigenação.
Treinamento mental e ventilatório farão você passar ileso por esta importante etapa.
Rendimento em provas de resistência
Este é o momento no qual a ventilação correta terá sua maior influência, garantindo um ritmo de moderado à forte durante uma prova longa.
Aconselho a jamais perder o controle da ventilação, use-a inclusive para manter o foco durante os momentos mais dificeis... criando uma âncora e força mental para ultrapassar tais momentos.
Busque sempre por uma inspiração e expiração cadenciadas, sempre que possível usando as narinas e expirando de forma mais prolongada.
Lembre-se que a inspiração pelas narinas produz e aumenta a concentração de óxido nitrico, um potente broncodilatador.
Não menospreze a forma como solta o ar!
Acreditem, é na expiração prolongada e pelas narinas que o pulmão extrai oxigênio do ar que inalamos, e as narinas criam uma pressão de retorno que retarda o escape de ar, permitindo que os pulmões tenham mais tempo para extrair oxigênio.
Treinamento
Procuro trabalhar a apneia nos meus cursos, pois o treinamento cria adaptações quimicas que podem auxiliar no rendimento em esportes de endurance.
Realizo também exercícios ventilatórios que trabalhem o prinicipal músculo do processo, o diafragma, de forma negativa e positiva (com e sem ar nos pulmões).
Karol além de recordista mundial, é instrutora de mergulho e yoga premiada internacionalmente, oferecendo treinamento à distância adequado a sua necessidade!
Após questionário o aluno recebe uma Planilha personalizada, com acompanhamento e revisão quinzenal pelo whatsapp.
Modalidades disponíveis:
Treino Ventilatório para melhorar sua capacidade pulmonar (indicado para praticantes de esportes aeróbicos) Treino combinado para esportes aquáticos (surf, kayak, sup, snorkel...),
Treino combinado para concursos (Bombeiros, salva vidas, policia militar e civil, forças armadas),
Apneia Estática,
Apneia Dinâmica,
Profundidade (lastro constante, imersão livre),
Treino combinado para pescasub - iniciante,
Treino combinado para pescasub - avançado,
Treino para melhorar sua compensação,
Treino de alongamentos específicos para mergulho.
*Combinado: significa mais de um exercício
** De acordo com a meta o treinamento poderá exigir um periodo maior do que 3meses, bem como exigirá conhecimento extra, condizente com o nivel que o aluno deseja alcançar, sendo recomendado curso em paralelo.
Quem estiver interessado é só clicar aqui e contratar!
3 meses